COMO DEIXAR DE SER RESMUNGÃO

COMO DEIXAR DE SER RESMUNGÃO

O resmungão, o reclamão, o chorão e o amuado, aquela pessoa que está quase sempre com a testa franzida, que não aguenta nada e que parece que vai comer vivo quem ousar contradizê-lo é, na realidade, um indivíduo que está sofrendo.

 

O sofrimento tem muitas caras; você pode expressá-lo com lágrimas, dormindo ou comendo em excesso, mostrando-se ansioso na maior parte do tempo ou inclusive mascarando esse sentimento com ira.

 

Mas, se nos encontrarmos com um resmungão ele irá impor um certo respeito e uma distância, já que isso é precisamente o que ele quer de nós. Isso ajuda essa pessoa a momentaneamente engordar o seu ego, que como dissemos anteriormente, no fundo está completamente danificado.

Anatomia de um resmungão

Baixa tolerância à frustração

 

Os resmungões toleram muito mal os incômodos cotidianos e se enfurecem quando as coisas saem da maneira que eles não queriam. Isso gera raiva, que geralmente eles projetam nos outros, sendo normalmente desagradáveis com todos que cruzam o seu caminho.

Queixas contínuas

Tendem a se queixar continuamente, mas sem chegar a nenhuma solução eficaz. Assim, no final das contas terminam esgotados e esgotam as pessoas ao seu redor, dificultando as relações sociais. Nas queixas essas pessoas costumam infligir culpa, se fazem de vítimas, e tudo isso sempre de maneira exagerada.

 

COMO DEIXAR DE SER RESMUNGÃO Curiosidades

 

Soluções pouco construtivas

Os resmungões são pessoas que, longe de procurar soluções realistas e funcionais, preferem se queixar e passar a maior parte do seu tempo com raiva por aquilo que não está sob seu controle. No entanto, deixam passar as oportunidades que estão sob o seu controle e poucas vezes se responsabilizam já que, como comentamos, tendem a pensar que os outros devem atuar de uma determinada maneira com eles ou que a vida deveria ser diferente do que é.

 

Mal-educados desde cedo

Esses comportamentos, como quase todos, geralmente são aprendidos através da família, do cinema, dos livros ou de qualquer mensagem que tenham recebido na infância. O resmungão memoriza e vai repetindo esse comportamento ao longo da sua vida, sem se questionar se é benéfico ou não.

 

Portanto, ainda que a genética influencie, na maioria das vezes o resmungão não nasce, mas é “criado”.

Isso é algo extremamente relevante, já que se ele aprendeu a ser assim, também pode desaprender, ainda que seja complicado devido a automatização do comportamento humano.

Linguagem verbal e não verbal ameaçadoras

O resmungão costuma se apresentar com um aspecto sério, com cara de poucos amigos, a testa franzida, e normalmente não olha nos olhos quando fala com as outras pessoas. A linguagem verbal é ameaçadora, impondo suas opiniões como a única verdade sem escutar o que a outra pessoa tem a dizer.

 

Além disso, o tom geralmente é forte, enérgico e dá a sensação de nervosismo. Isso está muito relacionado com o padrão de conduta tipo A, que por sua vez relaciona-se a transtornos cardiovasculares.

 

COMO DEIXAR DE SER RESMUNGÃO Curiosidades

Nem tudo é tão ruim

Tudo o que acabamos de ver é apenas parte de uma pessoa resmungona que um dia podemos encontrar. No fundo, no resmungão existe uma pessoa maravilhosa, uma criança interior que quer brincar e se divertir.

 

O que acontece é que as pessoas aprendem certas crenças disfuncionais ao longo das suas vidas, se apropriam delas e guiam suas vidas através delas, o que gera confusão, aumenta seus egos, os torna exigentes… Portanto, o segredo para desativar o ser resmungão é ser capaz de colocar para fora a sua criança interior, mas como podemos fazer isso?

COMO DEIXAR DE SER RESMUNGÃO Curiosidades

O amor é a arma mais poderosa que pode existir e significa compreensão, afeto, um pouco de humor, sorrisos e bom trato. Portanto, se queremos desativar uma pessoa resmungona com o que está ao nosso alcance, o primeiro passo é deixar o ego em casa.

 

Isso quer dizer que não temos que nos sentir mal ou afetados se essa pessoa nos olha com ares depreciativos ou emprega um tom agressivo conosco. Lembre-se sempre de que ela é uma pessoa confusa e está agindo equivocadamente.

 

Também ajuda no entendimento compreender que alguém resmungão é, no fundo, uma pessoa frágilque não soube administrar bem os problemas da sua vida e não está feliz no geral. Aqui já estamos usando uma parte do amor: o entendimento.

 

Tente e você verá como funciona, já que todos nós gostamos que nos tratem bem, que os outros riam para nós e que nos amem.

 

Use o humor com essas pessoas, não para rir delas, é claro, mas sim das situações cotidianas que as perturbam. Muitas vezes ajuda ter por perto alguém que pode tirar aquela nota alegre do que nos acontece ou que simplesmente é capaz de “desdramatizar” uma situação.

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*