Confira 6 ideias de instrumentos caseiros para as crianças

Confira 6 ideias de instrumentos caseiros para as crianças - Dicas pra voce

Propiciar logo cedo que as crianças sejam familiarizadas com movimento, dança, música e ritmo tem efeito positivo no desempenho acadêmico.

Para provar esta afirmação um estudo conduzido pelo departamento de psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em 2013 encontrou evidências de que o ensino de música tem efeito positivo no desempenho acadêmico de crianças.  A música também é pode ser uma ótima aliada para exercitar tempos de concentração, além de melhorar a coordenação motora.

E para brincar de música não é preciso gastar nada.  É possível construir brinquedos musicais caseiros com materiais que temos em casa.

Tambor com bexiga

Não existe tambor mais fácil do que esse. Utilize uma lata de alumínio vazia como essa da foto e a envolva numa bexiga. Amarre as bordas da bexiga com um barbante e pronto! É só sair por aí batucando. Você pode usar cola colorida, glitter, tinta para decorar a lata e deixar a brincadeira mais divertida. Uma vareta ou lápis pode virar uma baqueta.

Tamborzinho com bexiga.

Créditos: blog.kyly

Tamborzinho com bexiga.

Chocalho

Para ter seu próprio chocalho, basta separar uma lata de refrigerante, pequenas pedrinhas, que podem ser feijão ou arroz, e fita adesiva.  Ponha o quanto de pedrinhas achar necessário para um bom som dentro da lata e feche-a bem com fita adesiva. Use a criatividade para decorar. Uma sugestão é usar fitas coloridas ou cobrir a lata com papel colorido.

Chocalho.

Créditos: Cantinhoeducar

Chocalho.

Pau de chuva

Construir um pau de chuva pode dar um pouquinho mais de trabalho, mas o resultado é compensador. Anote os materiais necessários: um rolo de papel alumínio, arroz, tesoura e arame de artesanato. Veja como fazer: primeiro, decore o rolo de papel como preferir. Você pode usar a tinta marrom para dar o aspecto de madeira, ou deixar bem colorido.  Use um pedaço de papel e elástico para fechar um dos lados do rolo. Colo o arame e o arroz no colo e feche a outra extremidade que está pronto.

Pau de chuva.

Créditos: Blog Mentes Irrequietas

Pau de chuva.

Flauta

Materiais: cano fino de PVC e fita-crepe. Comece cortando dois pedaços de cano PVC, um com 30 cm, outro com 20 cm, usando uma serrinha manual. Tampe um buraco de cada cano usando a fita-crepe. Depois, com os buracos tampados virados para baixo, alinhe os canos por cima e grude-os com fita-crepe. Para tocar, é só soprar a parte aberta do cano.

O som que vem do lixo

Créditos: O som que vem do lixo

Flauta de PVC.

Beliscofone

Com 40 cm de cano de PVC grosso, fita-crepe e uma bexiga bem resistente, você poderá criar um brinquedo incrível.  Para montar, corte o bico da bexiga fora e encaixe a outra parte na boca do cano, esticando bem.  Para finalizar prenda a borda da bexiga no cano com a fita-crepe. Puxar e soltar a bexiga com beliscões emite um som incrível.

Beliscofone

Créditos: Marcus Vieira / Youtube

Beliscofone

Pandeiro de guizo

É um pandeiro simples e diferente: Basta pintar dois pratos resistentes de papelão e unindo os dois, fazer furos ao redor para inserir guizos ou pequenos sinos. É fácil e o som agrada qualquer criança.

Pandeiro de guizo.

Créditos: Raquel Agostini Cardozo

Pandeiro de guizo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *