Limão benefícios e propriedades

  

 

O limão é uma fruta bastante conhecida nas refeições brasileiras, seja em forma de suco, ou até mesmo servido como um adicional em petiscos, ou pratos. O limão dá uma acidez nos alimentos, sejam eles carnes, guisados ou peixes. O limão é bastante utilizado em casos de cura de dores de estômago, desinfetação de feridas e a melhora de resfriados e também irritações na garganta. Você pode comer sem saber, mas o limão cotem em seus nutrientes inúmeros benefícios e propriedades. O limãonos produz inúmeros benefícios, se consumido diariamente. Confira todo o artigo que irá falar sobre o limão – benefícios e propriedades. Veja !

Sobre o limão

Já se sabia desde 1742 que consumir o suco de limão impedia o desenvolvimento do escorbuto. O escorbuto é uma doença na qual aborrecia os marinheiros daquela época. Mas, apenas nos anos de 1938 pesquisas reconheceram a substância que é responsável por combater a enfermidade : vitamina C (nutriente que tem poder antioxidante e faz efeito detox no organismo, limpando de impurezas que impedem ou dificultam a perda de peso). Ao todo, estima-se que existam cerca de 100 espécies no mundo. No Brasil encontramos quatro tipos principais: tahiti, galego, siciliano e cravo. Por produz um efeito anti-escorbuto, deu-se origem ao nome científico, sendo chamado de : ácido ascórbico. Entre os principais benefícios da fruta está a eliminação de gordura corporal, o que pode ajudar a perder barriga e acabar com os indesejados pneus. O limão contém uma substância chamada de : limoneno, que age como protetor contra os radicais livres (moléculas que são associadas ao envelhecimento precoce e outras doenças).  Não há grandes diferenças entre os valores nutricionais presentes nos diversos tipos de limão.

Limão - benefícios e propriedades

Por ter a condição de ser o principal agente anti-oxidante hidrossolúvel do organismo, a vitamina C desentope as artérias, agindo como removedor das placas gordurosas (conhecidos como : ateromas). Essa fruta tem a finalidade de fortalecer o sistema imunológico, retardar o envelhecimento precoce, bloquear os radicais livres, assim agindo como fruta preventiva ao câncer. O limão age como fortalecedor capilar, vasos sanguíneos diminutos, e as paredes celulares. O limão age como agente principal na formação de colágeno (proteína do tecido conjuntivo). O limão age prevenindo equimoses, favorece a cicatrização da pele e mantém fortes e sadios os tendões, que conectam o músculo ao osso, e os ligamentos, que interligam os ossos entre si. Também é importante aliado na luta contra o inchaço, além de reforçar o sistema imunológico e afastar gripes e resfriados. O limão ajuda na digestão porque estimula o fígado a produzir mais enzimas digestivas, melhora a ação da bile (que digere as gorduras), tem uma composição química semelhante à da saliva e do ácido clorídrico produzido pelo estômago atuando na digestão de amidos e proteínas, e ainda estimula a função intestinal, ajudando a corpo a eliminar os resíduos com maior eficiência.

 

Benefícios da água morna com limão

Auxilia a Perda de Peso – O limão é rico em fibra pectina, que ajuda a moderar os desejos exagerados de comer.

Ganho de Energia e Melhora do Humor – O limão é um dos poucos alimentos que contém com carga mais negativa, que quando entra no nosso organismo, proporciona mais energia ao nosso corpo.

Rico em Vitamina C – Por ter grande quantidade de Vitamina C, o limão estimula o sistema imunológico, auxiliando no tratamento de resfriados e doenças respiratórias; limpa a pele, promovendo uma aparência saudável; e possui ações anti-inflamtórias, sendo essencial para a saúde dos ossos e articulações.

Ácido cítrico – O ácido cítrico presente no suco de limão ajuda a dissolver os cálculos biliares, os depósitos de cálcio nos vasos sanguíneos e as pedras nos rins, além de diluir e eliminar o ácido úrico (um cristal causador da gota).

Diurético e Purificador – Por aumentar as vezes que urinamos, auxilia na eliminação mais rápida de toxinas presentes no trato urinário, mantendo-o saudável.

Refresca o Hálito – Além de proporcionar um hálito mais fresco, o limão também previne inflamações na gengiva e dores de dente.

Melhora a Imunidade – Apesar de ácido, dentro de nosso organismo, o limão torna-se alcalino – mais do que nosso corpo – e ingeri-lo com frequência ajuda na eliminação total da acidez do organismo, inclusive a presente em nossas articulações, principal causa de dor e inflamação. Um organismo mais alcalino é um organismo menos suscetível a doenças, ou seja, com a imunidade em dia!

Auxilia na Digestão – Sua composição atômica é muito parecida com a saliva e com os sucos digestivos e, por isso, estimula o fígado a produzir a bile, ácido que processa os alimentos durante o processo digestivo. Além disso, é rico em minerais e vitaminas que auxiliam na eliminação de toxinas presentes no trato digestivo.

 

Fonte: http://remediodaterra.com.br/limao-beneficios-e-propriedades/

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*