O que significa a palavra Logradouro?

o que significa a palavra logradouro
O que significa a palavra Logradouro?

O que significa a palavra Logradouro?

Durante o preenchimento de uma ficha cadastral ou de inscrição é comum que apareçam dúvidas sobre o significado da palavra Logradouro. Em termos gerais ela significa o nome da rua, avenida, praça etc. Exemplo: Duque de Caxias. Também pode ser encontrado pela abreviação: Logr.

A diferença entre logradouro e endereço é que logradouro é apenas uma área (rua, avenida, parque, praça) que pode ser desfrutada por várias pessoas e haver várias residências. Para que se consiga definir o local exato de uma residência são necessários 4 atributos:

o que significa a palavra logradouro

Caso não exista o campo específico para cada parte do endereço você pode juntar 2 ou mais partes do endereço num mesmo campo. Exemplo:

  • Logradouro: Rua Duque de Caxias
  • Número: 150 – Loja 12

Desde modo será sempre possível encontrar uma residência dentro de um logradouro.

(O que significa a palavra Logradouro?)

O que é Logradouro?

Logradouro é qualquer espaço que pode ser usufruído por um conjunto de pessoas. Nesta definição se encaixa muito bem o exemplo da rua, porém num espaço tão grande podem morar centenas ou milhares de pessoas, para que se consiga especificar uma habitação é preciso que se defina um número, por exemplo 130, mas ainda assim muitas pessoas podem compartilhar a mesma habitação como no caso dos edifícios, então é necessário que se defina um complemento, exemplo: Apto 130.



Tipos de logradouro

Exitem vários tipos de logradouros, os mais comuns são sem dúvida ruas e avenidas, porém existem vários outros tipos como os exemplos abaixo:

Aeroporto, alameda, área, campo, chácara, colônia, condomínio, conjunto, distrito, esplanada, estação, estrada, favela, fazenda, feira, jardim, ladeira, lago, lagoa, largo, loteamento, morro, núcleo, parque, passarela, pátio, praça, quadra, recanto, residencial, rodovia, setor, sítio, travessa, trecho, trevo, vale, vereda, via, viaduto, viela, vila.

(O que significa a palavra Logradouro?)

Curiosidades

A cidade de São Paulo/SP possue mais de 65.000 logradouros, neste número não estão contabilizadas as ruas que já existem porém ainda não foram publicadas no Diário Oficial do Município de São Paulo através de um decreto, pois só assim passam a existir oficinalmente. Algumas publicações especializadas contabilizam mais de 110.000 logradouros em São Paulo.

(O que significa a palavra Logradouro?)

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*