5 Alimentos que protegem os Olhos

Alguns nutrientes, como vitamina A, E e ômega-3, são essenciais para manter a saúde dos olhos e prevenir doenças e problemas de visão como olho seco, glaucoma e degeneração macular. Além disso, os cuidados diários com os olhos também são muito importantes, veja algumas dicas em Cuidados Essenciais para Proteger os Olhos. 

Esses nutrientes podem ser encontradas em alimentos como cenoura, abóbora, mamão, peixes de água salgada e castanhas, que devem ser consumidos diariamente para proteger os olhos e prevenir outras doenças que podem afetar a visão, como diabetes e pressão alta.

Veja a seguir 5 alimentos que protegem a saúde dos olhos.

1. Cenoura

A cenoura e outros alimentos alaranjados, como mamão e abóbora, são ricos ricos em vitamina A e betacaroteno, nutrientes que funcionam como importantes antioxidantes que protegem a retina dos olhos e ainda mantêm a saúde da pele.

A deficiência de vitamina A no organismo pode causar a chamada cegueira noturna, que é a diminuição da visão em locais com menos luz, especialmente durante a noite.

5 Alimentos que protegem os Olhos

2. Peixes e óleo de linhaça

O óleo de linhaça e os peixes de água salgada, como salmão, sardinha, cavala, truta e atum, são ricos em ômega-3, gordura que ajuda a prevenir problemas como a Síndrome do Olho Seco, que causa vermelhidão e irritação nos olhos.

Além disso, o ômega-3 melhora a circulação sanguínea, aumentando a quantidade de oxigênio e nutrientes enviados para as células do olho.

3. Ovos

As gemas dos ovos são ricas em luteína e zeaxantina, nutrientes com forte poder antioxidante e que atuam prevenindo a degeneração macular, uma doença que pode levar à cegueira por preservar os pequenos vasos sanguíneos que irrigam os olhos.

No entanto, por ser ricas em colesterol, deve-se limitar o consumo de no máximo 1 ovo por dia, podendo aumentar esta quantidade apenas de acordo com orientação do médico ou do nutricionista. Veja mais em Comer ovo diariamente faz mal à saúde?

4. Couve

A couve e outros vegetais verdes, como brócolis e espinafre, também são ricos em luteína e zeaxantina, que melhoram a percepção de brilho e facilitam a visão à distância, e contêm ácido fólico, mineral que estimula a produção de sangue e previne anemias, aumentando a quantidade de oxigênio recebido pelas células dos olhos.

5. Alho e cebola

Temperos como alho e cebola melhoram a circulação sanguínea e ajudam a controlar o colesterol, aumentando a quantidade de sangue que irriga os olhos e prevenindo pressão alta e diabetes, que podem trazer complicações como glaucoma e catarata.

Além desses temperos, outros alimentos como gengibre, beterraba e laranja também atuam combatendo a má circulação e ajudando a controlar a pressão.

 

Fonte: http://www.tuasaude.com/alimentos-para-os-olhos/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *