9 dicas para acabar com a bagunça em quarto de adolescente

  

Quem tem filhos na adolescência sabe o desafio que é manter o quarto arrumado. É uniforme pra lá, tênis pra cá… Mas, não se desespere, porque tem jeito! Siga essas dicas da personal organizer Priscilla Caminha, do blog Amo Organizar, que lembra que da importância da participação dele durante o processo de organização.

— Ele precisa interagir, participar, entender o que será feito e os benefícios que esta mudança trará para sua rotina — afirma ela.

1- Regras

Defini-las é essencial. Por exemplo: negociar que ele terá a privacidade desejada se mantiver as coisas em ordem. Assim, você poderá criar uma rotina de organização apenas para os dias de faxina geral.

 

2- Tudo ao mesmo tempo

Nesta fase, eles conseguem realizar várias coisas ao mesmo tempo. Por isso, o quarto precisa ser multifuncional.

 

3- Disposição

Com uma bancada ou mesa com gavetas, fica mais fácil organizar o material escolar e o computador.

 

4- Desapega

Reduzir a quantidade de objetos também ajuda muito. O processo do desapego pode ser utilizado. Peça para seu filho selecionar as coisas que não usa mais e separe-as para doação.

 

5- Organizadores

Ele possui uma grande coleção de DVDs e CDs? Músicas, filmes, jogos? Organize por tipo e tamanho. Pode utilizar algum produto organizador para facilitar o trabalho, ou até gavetas vazias.

 

6- Identificação

Muitas vezes a preguiça do adolescente fala mais alto e isso faz com que ele deixe tudo jogado pelo quarto. Que tal dar uma mãozinha e identificar todos os espaços? Assim, ele verá claramente que cada coisa tem seu devido lugar. Eles gostam de praticidade e, por isso, separe cada item em um ambiente específico e de fácil acesso, como roupas íntimas, meias ou camisetas.

 

7- Espaço aproveitado

Instale prateleiras ou nichos nas paredes. Utilize para pôr coleções, fotografias, livros e papéis diversos.

 

8 – Agenda da organização

Defina os dias para recolhimento de roupa suja, de papéis que possam ser jogados fora, lixos etc. Isso o ajudará a manter a organização do ambiente.

 

9 – É cesta!

Para facilitar a vida do adolescente, providencie um cesto para a roupa suja no quarto. Assim, elas não se acumularão espalhadas até o dia do recolhimento.

Fonte: http://extra.globo.com/mulher/decoracao-e-jardim/nove-dicas-para-acabar-com-bagunca-em-quarto-de-adolescente-20043281.html#ixzz4KvKoMu4R

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *