Greve dos bancários: saiba como pagar as contas durante a paralisação

Após rejeitar a proposta de reajuste salarial de 5,5%, bancários de todo o país iniciam mais uma greve a partir desta terça-feira, 06.  Com os bancários de “braços cruzados”,  consumidor deve ficar atento para não atrasar pagamento de contas e evitar multas e prejuízos futuros.

Para orientar o consumidor, o Dicas pra você pinçou algumas dicas da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) e da A Federeção Brasileira de Bancos (Febraban) para ajudar o consumidor enquanto as agências estiverem de portas fechadas.

A Proteste lembra que a legislação garante aos clientes bancários a continuidade de serviços essenciais. Com isso, a compensação de cheques e transferência de dinheiro entre contas de bancos diferentes, por exemplo, devem ser feitas nos prazos estipulados pelo BC. No caso de um cliente precisar resolver algum problema com urgência e a sua agência estiver fechada, o banco deve orientar sobre outro local para atendimento com o gerente.

 – Quem tem conta para pagar e não dispõe de cartão para uso do caixa eletrônico, pode recorrer às agências lotéricas e até lojas de departamentos que aceitam a quitação de diversas contas.

– Mas o cliente que precisa sacar dinheiro na boca do caixa deve entrar em contato por telefone com o banco e solicitar uma alternativa. Quem movimenta a conta pela internet – nos sites dos bancos – ou nos caixas eletrônicos, não deve ser afetado pela paralisação, pois esses serviços devem continuar a funcionar normalmente.

 – Para as pessoas que têm contas vencendo de tarifas públicas como água, telefone e energia, é aconselhável ligar para as empresas e negociar uma forma de pagamento. São contas que podem ser quitadas em qualquer banco, já que o cálculo de taxas de multas (se já tiver vencido a data de pagamento) é acordado com a própria empresa que presta o serviço.

– Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) poderão retirar, como de costume, o dinheiro nos caixas eletrônicos. Entretanto, os aposentados e pensionistas que recebem pela Caixa Econômica Federal só poderão retirar o benefício nas casas lotéricas.

 

Fonte: http://www.tnh1.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *