QUANDO VOCÊ COMPRAR UM ABACAXI NÃO JOGUE FORA AS FOLHAS: APRENDA CULTIVAR ELE NO VASO

1 – Introdução

 

Você já pensou em cultivar uma planta de abacaxi em um vaso? Se você mora em uma área com um clima ameno, ou tiver acesso a uma área protegida do frio do inverno em seu jardim, você pode fazer crescer uma linda planta de abacaxi a partir de uma fruta comprada no supermercado. Existem vários métodos de cultivo, e todos são válidos. Você deve somente escolher o que parece menos complicado e começar logo para conseguir uma maravilhosaplanta de abacaxi na sua varanda.

[adinserter block=”8″]

2 – O primeiro método

 

Como primeira coisa compre um abacaxi que seja fresco. Olhe atentamente as folhas: se você notar que começaram a murchar ou até mesmo secar, escolha outro fruto pois aquele em questão foi retirado da planta-mãe já faz algum tempo. Em seguida, separe as folhas de abacaxi com um corte feito com uma faca afiada. Mergulhe a base das folhas em um recipiente com água e deixe-o por alguns dias de molho. A partir da base irão começar a sair as primeiras raízes e, quando estas serão alongadas e fortalecidas, transfira a sua nova planta de abacaxi em um vaso com solo rico em nutrientes. Lembre-se, no entanto, de regar frequentemente a planta de abacaxi para evitar estagnações perigosas.

 

abacaxi-2

[adinserter block=”8″]

 

3 – Segundo método

 

Também neste caso, o abacaxi comprado deve ser muito fresco. Tente puxar uma folha no centro do penacho se esta sai significa que o fruto é muito velho ou muito maduro; melhor escolher outra fruta. Depois de comprar umabacaxi com a polpa ainda dura, tire todo o penacho de folhas puxando-o para fora com uma rotação muito forte. Com certeza algumas folhas irão ficar grudadas ao fruto: não as remova. Vire o penacho de cabeça para baixo e deixe a base seca em um local bem ventilado e fresco por pelo menos uma semana.

 

Remova as folhas mais perto da base e, em seguida, coloque-a em um vaso alto e estreito cheio de água. As folhas devem permanecer na superfície sem tocar a água. Depois de algumas semanas começarão a formar-se as primeiras raízes. Para evitar a formação de podridão, é necessário substituir a água a cada dois dias. Quando as raízes serão um pouco mais reforçadas, coloque o penacho de abacaxi em um vaso não pequeno cheio de solo fértil.

 

abacaxi-3

 

4 – Terceiro Método

 

Este último método sugere de separar do fruto as folhas e a base com uma boa parte de polpa, para criar uma espécie de haste. Coloque uns palitos na polpa que irão ajudar a colocar o abacaxi em um copo cheio de água, evitando que escorregue para baixo. Após cerca de duas semanas começarão a brotar raízes, espere alguns dias e, em seguida, transfira o seu abacaxi em um vaso enchido com solo fértil.

 

5 – Dicas Úteis

 

Sendo o abacaxi uma fruta tropical, recomenda-se o cultivo em área temperada onde as temperaturas nunca caiam abaixo dos 0 ° C. O cultivo deve ser iniciado na primavera e é necessário regar frequentemente, evitando a estagnação da água. Para que possa crescer bem a planta de abacaxi precisa de muita luz e deve ser colocada longe de correntes de ar e do frio.

[adinserter block=”8″]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *